sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Softwares japoneses capítulo dois: Softwares de emulação de localidade

A segunda coisa a se fazer é algo que as pessoas não tem o hábito, que é EVITAR de mudar o "locale" do windows logo de cara...

Só o suporte a idiomas asiáticos, infelizmente, não basta pra deixar seu Windows "com pinta de japonês", mas já garante o suporte que muitos programas precisam pra, pelo menos, rodar. Os mais insistentes, que realmente precisam estar num "Windows nipônico autêntico" podem ser dobrados com a ajuda adicional de programas de emulação de local.

- AppLocale
É o programa de mudança temporária de local da própria Microsoft e que trabalha em conjunção com o modo de compatibilidade que veio com o Windows XP Service Pack 2. Nem preciso dizer que precisa ter, PELO MENOS, o Windows XP com Service Pack 2 pra usá-lo... certo?

Eu só recomendo usá-lo pra situações mais triviais: mesmo sendo prático. O AppLocale requer o windows original para ser baixado, mas felizmente basta obter o link do programa (após comprovar que é o windows original e etecéteras) e você bipassa esta dificuldade. para uma segunda vez. Sejamos práticos, pulemos o "WGA" pegue o AppLocale neste link.

O AppLocale vem com o típico instalador "next -> next -> done", daí que não é nada demais instalá-lo. Nos Windows Vista e superiores, entretanto, é preciso instalá-lo como o administrador do sistema. De outro modo, a instalação pode resultar em erro.

Uma vez com o AppLocale instalado na máquina, é possível usá-lo de três formas diferentes.

A primeira forma (e a mais comum também) é pelo próprio programa, localizado em "programas -> Microsoft Applocale -> Applocale". Ao abri-lo, você tem uma descrição do Applocale. Aperte em "next", mesmo porque isso não interessa a ninguém.

A segunda tela mostra as opções do programa. A primeira, "Add or remove programs", é útil para desinstalar aplicações cujo desinstalador não roda normalmente, mas é um caso muito raro. A segunda opção, "launch an application", é a que vem marcada por padrão. Aperte em "browse" e selecione o executável do programa.

A linha "arguments" é usada pra adicionar um "comando extra" de um programa. Por exemplo, para o jogo Thief Gold (Que não é japa; só citei como exemplo!), você precisa usar o parâmetro -lgntforce pra, grosso modo, forçar o instalador a rodar "na marra" nos windows 2000 e posteriores. usar esta capacidade do AppLocale é raro que só, então ignore e aperte o "next".

A próxima tela permite que você selecione o idioma da aplicação. NUNCA espere que o AppLocale localize o idioma da aplicação, quase nunca (pra não dizer NUNCA) dá certo...
Este ponto prova que os programadores da M$ pensam que todos sabem ler os caracteres dos idiomas originais para descobrir o local do programa, mas felizmente a organização dos locais é meio que "presa". Os idiomas de nosso interesse são os quatro idiomas finais da lista abaixo de "language of your application", nesta ordem:

- Chinês tradicional
- Chinês simplificado
- Coreano
- Japonês

Selecione o idioma desejado (um dos quatro no final da lista) e aperte em "next".

A última tela apenas mostra que você já fez tudo que o programa precisava, blá-blá-bla. Marque a opção "create a shortcut to always run this application with appLocale" e dê alguma descrição do atalho no campo "link description". Aperte em "Finish", e o atalho já ajustado pra usar com o AppLocale estará em "programas -> Microsoft AppLocale". De lá, você pode arrastá-lo pra área de trabalho, por exemplo. Mas enfim, acabou aí.

Abaixo, segue uma screenshot mostrando o passo-a-passo acima. Clique nela pra ampliar.

A segunda forma é através da edição do próprio atalho do programa. Obviamente, esse método só funciona editando o atalho do programa, mas dará a você de usar mais de uma "mudança de local" simultâneamente, algo impossível de se fazer no método acima.

Basta clicar no atalho do programa com o botão direito do mouse e clique em "propriedades".
Vá a aba "atalho", e você verá o campo "destino". Copie a linha lá contida, e depois troque-a de acordo com a linha abaixo. As partes em vermelho NÃO devem ser mudadas!

(Diretório do windows)\AppPatch\AppLoc.exe "(endereço do programa)" "(código)"

onde:
- (Diretório do windows) é aonde o windows está instalado. Na maioria dos computadores, se encontra em "C:\Windows", mas se não tiver certeza, vá no windows explorer e, no campo de endereço, digite (sem as aspas) "%WINDIR%" e copie o caminho que aparecerá.
- (endereço do programa) é auto-explicatório: É o local do programa. No caso, é o que tem escrito em "destino" antes da edição da linha. Entendeu agora pra quê você a copia?
- (código) é o código usado pelo AppLocale para referência do idioma. Os códigos são:

- /L0404 para Chinês tradicional
- /L0804 para Chinês simplificado
- /L0412 para Coreano
- /L0411 para Japonês

Os "0", que parecem a letra "O", são zeros mesmo. E todos os códigos acompanham a "/" no começo!

Para usar vários códigos de linguagem ao mesmo tempo, basta colocá-los um ao lado do outro.
Por exemplo, o atalho do foobar 2000 usando o AppLocale pra emular os quatro idiomas acima:

C:\WINDOWS\AppPatch\AppLoc.exe "C:\Arquivos de programas\foobar2000\foobar2000.exe" "/L0411" "/L0404" "/L0804" "/L0412"

Feitas as mudanças ao seu agrado, aperte em "ok" pra salvar. O atalho irá automaticamente carregar o programa pelo AppLocale.

A terceira forma é feito através de uma opção que aparece quando se clica no executável com o botão direito do mouse (A conhecida "extensão do Shell"). É simples e prática de usar, mas pra "criar" a opção é preciso estar logado como o administrador do sistema. Contas de usuários limitados não permitirão a alteração por requerer uma mudança no registro do sistema. Não que isso vá danificar o windows, mas sabe como é...

Basta abrir o bloco de notas e escrever o segunte texto em negrito:

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_CLASSES_ROOT\exefile\shell\Locale Japanese]

[HKEY_CLASSES_ROOT\exefile\shell\Locale Japanese\command]
@="C:\\WINDOWS\\AppPatch\\AppLoc.exe \"%1\" \"/L0411\""

Mais uma vez, mude o "C:\\Windows" pelo diretório do windows do seu PC. Se não souber qual é, de novo entre com %WINDIR% na barra de endereço do windows explorer. E não se esqueça que são DUAS barras, e não uma só, neste caso. Adicione a segunda barra se for o caso.

Daí, salve o texto como um arquivo de extensão reg. Basta escrever o nome todo, incluindo o .REG no final, e aspeá-lo antes de salvar. Por exemplo, digamos que o nome do arquivo seja "menu". Basta escrever "menu.reg" (com as aspas) no campo "nome do arquivo" e salvar sem medo.

Feito isso, dê duplo-clique neste arquivo criado. O windows pedirá a confirmação de adicionar aterações no registro. Aperte "sim" e tudo feito. Pode ser que a opção, chamada "Locale Japanese", não apareça "de primeira". Se for o caso reinicie o PC, senão, você verá a opção. Agora é mera questão de clicar com o botão direito do mouse no atalho ou executável do programa e selecionar a opção. O AppLocale carregará imediatamente!

-> SBAppLocale
Uma alternativa gratuita e pequena pro AppLocale. É "assombroso" pra usuários novatos e acostumados com a mania de "seguinte -> seguinte -> pronto" do Windows, já que precisa criar um arquivo BAT pra funcionar devidamente, mas funciona perfeitamente onde o AppLocale falha.
Eu recomendo usá-lo em todos os casos, embora não funcione no Windows 2000.

O SbAppLocale vem num pequeno arquivo zip contendo o programa e o manual. Basta descompactar o "sbapplocale.exe" na pasta do jogo (instalação local) ou na pasta "System32" dentro da pasta do Windows (instalação global). Se não souber onde o Windows enfia as pastas dele, digite no "Executar" ou na barra de endereços do Windows Explorer: "%WINDIR%\System32". Ele abrirá automaticamente na pasta certa.

Depois disso, pra fazer o SBAppLocale trabalhar, basta abrir o bloco de notas e escrever a seguinte linha:

SBAppLocale 1041 (Aplicativo.exe)

Troque (Aplicativo.exe) pelo nome do executável. E certifique-se de que o mesmo não possui espaços ou caracteres estranhos no nome. Se for o caso, renomeie o executável.
Feito isso, vá em "arquivo -> Salvar como" e salve o arquivo como um .BAT na pasta do jogo.

Pra salvar um .BAT no bloco de notas, basta escrever o nome do arquivo seguido do .BAT (no campo... nome do arquivo...) e entre aspas. Por exemplo: Suponha que eu quero salvar o meu arquivo BAT com o nome start. Logo, eu escrevo "start.bat" (com as aspas) como um nome de arquivo quando eu for salvar no bloco de notas.

De agora em diante, basta rodar o jogo através deste .BAT, que o SBAppLocale fará o resto por você.

-> NT Locale Emulator Advance (NTLEA)
O NTLEA é uma alternativa chinesa ao AppLocale, e de longe bate todas as demais em poder. Não só funciona no windows 2000, como também é tão eficiente como o SBAppLocale, e ainda traz opções de emulação do horário do Windows (acredite se quiser, o jogo ZWEI!! II requer um Windows japonês usando o fuso-horário de OSAKA pra instalar). É pena alguns antivírus não se dão bem com o mesmo. Mas não se preocupe, trata-se de um falso-positivo (uma suposição errada do antivírus), facilmente solucionável ao se adicionar os arquivos do mesmo na lista de exceções do protetor do seu PC...
Apesar disso, Eu recomendo usá-lo, principalmente em casos mais extremos (como o do ZWEI!! II) e para todos que usam o Windows 2000 (é o único que funciona neste Windows)

O NTLEA também vem dentro de um zip, basta descompactá-lo em algum lugar. Depois veja se seu antivírus notifica os arquivos falsamente como vírus... Como cada anti-vírus possui seu próprio método de adicionar um arquivo ou pasta nas exceções do mesmo, é algo que você precisa procurar. Provavelmente será a opção "exceptions" ou "file exceptions", ou perto disso...

0 comentários:

Postar um comentário