sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Softwares japoneses capítulo um: Adição de suporte ds idiomas asiáticos


A primeira coisa a se fazer é instalar o suporte a idiomas asiáticos. Isto é feito via painel do controle, ou mesmo durante a instalação do Windows, logo após a (incrivelmente demorada) localização das configurações de teclado.

No painel de controle, basta seguir as opções a seguir, dependendo do seu windows:

- Windows 95/98/ME/NT: Como eu disse antes, estes sistemas não suportam a exibição de caracteres japoneses nas aplicações em si, apenas na exibição de páginas da internet ou na edição de documentos. Infelizmente, nem estes componentes estão disponíveis para os windows acima, fora que este não é um guia para escrever kanjis no seu editor de texto favorito, certo?

- Windows 2000: O windows 2000 tem a vantagem de instalar apenas o suporte a idiomas japoneses, sem a necessidade de instalar os suporte a chinês ou coreano, caso não queira.
Vá ao Painel de Controle (Você sabe como chegar até lá...) e dê um duplo-clique em "Opções regionais".

Uma vez aberto, a aba "geral" deve ser exibida. Simplesmente procure e marque a opção contendo "Japonês" (e, caso queira, todas as caixas contendo "Chinês" e "Coreano") na parte contendo as "Configurações de linguagem do sistema" (lista na parte debaixo da janela).

Feito isso, aperte em "Aplicar". O CD de instalação do Windows 2000 será pedido para instalar o suporte, e posteriormente será pedido para reiniciar o sistema.

- Windows XP/server 2003: O modo de instalar o suporte nestes windows é semelhante. Inclusive, ambos instalam o suporte a japonês, chinês e coreano de uma vez só, precisando de cerca de 230 mbytes livres pra instalação.

O painel de controle destes windows agrupa funções semelhantes em grupos. Clique em "Opções regionais, de linguagem, data e hora", e então dê duplo clique em "Opções regionais e de idioma".

Para aqueles que usam o painel de controle clássico, basta procurar e abrir as "Opções Regionais e de idioma".

Uma vez aberto, vá a aba "linguagens" (a do meio) e em "suporte a linguagens suplementares" marque a opção "Instalar suporte a idiomas asiáticos". Quando o fizer, o windows mostrará uma janela informando do que você estará prestes a fazer. Aperte em OK nesta janela de aviso, e então em "Aplicar". Mais uma vez, o CD de instalação do Windows será pedido para instalar este suporte. Então tasque ele na leitora e deixe instalar!

- Windows Vista e superiores: Estes windows já possuem o suporte a idiomas pré-embutido, e por isso mesmo não precisa instalar nada disso por fora.

As versões "Professional" e "Ultimate" do Windows Seven, entretanto, podem ter a localização inteiramente mudada ao baixar e instalar o pacote de idiomas para Japonês - Um do mesmo tipo que muita gente deve ter usado quando o pessoal garantiu o seu novo Windows nos States. Obviamente que, ao fazê-lo, o Windows muda de localidade, e assim sendo, o guia acabou pra tais casos.

- Linux em geral: A maioria das distros (versões) do Linux possui suporte asiático nativo na máquina, sem contar que algumas distros (como o Ubuntu) podem instalar completamente no idioma japonês. Para as poucas versões que não possuem suporte nativo, basta baixar alguns componentes (na maioria dos casos, fontes contendo os caracteres japoneses). Nada que uma busca no mecanismo de gerenciamento de pacotes da distro, ou no google, não resolvam. Mas você pode fazer uma consulta rápida aqui e ver se seu Linux se enquadra em algum dos casos apontados no site.

0 comentários:

Postar um comentário