sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Softwares japoneses capítulo quatro: Será que ainda falta algo...?

... Tá, fiz tudo isso e nada do jogo rodar. E agora, posso baixar um XP japa?

Tudo o que você viu até agora são "questões genéricas" de coisas que são necessárias pra todos os casos. Esteja ciente de que cada jogo é um jogo, e que as necessidades de um não são necessariamente as de outro...

Pra começo de conversa, alguns jogos asiáticos possuem "panes" com os Windows XP e Vista, geralmente jogos antigos e "versões limitadas" de jogos. Mais comumente, quando os mesmos possuem executáveis separados para a configuração do jogos (geralmente, "config.exe"), pode ser requerido usar o modo de compatibilidade do Windows nele.
Dos Windows XP Service Pack 2 pra cima, isso é fácil. Basta clicar com o botão direito do mouse no executável, selecionar "propriedades" e ir para a aba "compatibilidade".

É incomum termos estes "panes de compatibilidade" no Windows 2000, já que, como visto acima, o comum é usar a compatibilidade para o Windows 2000. Porém, se você precisar desse suporte no Win2K, é preciso usar de uns truques adicionais...

Às vezes, um jogo pode requerer por componentes de execução (comumente conhecidos por "runtimes") adicionais, ou atualizar determinados componentes do Windows, pra rodar devidamente. Geralmente, os runtimes necessários pra um jogo são instalados com o mesmo, ou acompanham o jogo.
De qualquer modo, abaixo estão componentes mais comumente necessários para rodar um jogo sem pepinos:

-> Windows Installer
A última versão pro Windows 2000 é a 3.1. Do XP Service Pack 2 pra cima, é possível instalar a versão 4.5. É requerido por alguns jogos que instalam via, ou usam, um instalador de extensão MSI. Romance of the Three Kingdoms 10 usa um MSI como instalador base.

-> DirectX 9.0c
Muitos jogos requerem uma revisão específica do DirectX pra funcionar. DevilMayCry 4, por exemplo, requer a revisão de março de 2008, que é instalado antes do jogo. PCs mais antigos (de uns 6-7 anos pra cá) não instalam devidamente outra revisão acima da de novembro de 2007.

É muito, MUITO, mas MUITO raro uma visual novel por si só requerer um dos componentes listados abaixo, mas não é incomum para programas ou mesmo modificações e "loaders" para jogos.

-> Microsoft dotNET
(.NET) framework 1.1
Este dotNET é requerido por algumas aplicaçõs da Sony, como o Vegas 6.0 e o SoundForge 8.0. E, diferente do que você imagina, o dotNET 1.1 é necessário mesmo quando você tem o dotNET 2.0 ou posterior.

-> Microsoft dotNET framework 2.0 ou 3.5
A versão 2.0 é requerida pra aqueles que usam a QTTabBar e/ou QTAddressBar.
A versão 3.0 é requerida pelo Spider-Man Web of the Shadows, instalada juntamente com o jogo.
Quem instalou o dotNET 3.0 ou posterior não precisa instalar o dotNET 2.0.
O windows Seven já possui a última versão do .NET 3.5, logo NÃO se dê ao trabalho de instalá-lo.

-> Microsoft XML parser (MSXML)
A versão 6.0 é requerido pelo Age of Mythology. Pode acontecer do instalador "pular" a instalação dele, mas quando o jogo é executado pela 1º vez, ele avisa caso o componente esteja faltando e que pode ser instalado de um dos CDs do jogo.

-> Microsoft Data Access Components (MDAC)
A versão 2.5 do MDAC é requerida pelo Melty Blood ACT CADENZA, mas parece não vir incluso no DVD do jogo...

Para os entusiastas dos jogos INCRIVELMENTE antigos (que rodam no DOS), o jeito é sair catando por tutoriais de instalação específicos OU verificar se a empresa do jogo não lançou versões pra windows do mesmo jogo (pra supostas menores dores de cabeça). De todo jeito, se for o seu caso, você CERTAMENTE vai precisar (ou se verá atrás) de um desses aqui:

-> VDMSound
Embora descontinuado, emula dispositivos de áudio antigos, sendo mais "rápido" pra rodar os jogos antigões.

-> DOSBox
O Rei dos emuladores do DOS, e ainda vem com o VDMSound integrado. Emula o ambiente DOS inteiro com novos comandos (Sim, Você mexe tudo via linha de comando, que nem no original!), por isso tende a ser mais "enfadado" que o VDMSound.

Aprender a mexer nesses dois programas está muito além do escopo do guia. Por isso mesmo, o fórum VOGONS (em inglês), dedicado a rodar jogos velhões em sistemas modernos, é seu ponto de partida pra aprender a "fuxicar" nestes programas. Eles até disponibilizaram um guia de operar no DosBOX em 60 segundos...

Outra coisa além do escopo deste guia é o fato de muitos usuários instalarem os Windows 95/98/2000 além do Windows que usam pra rodarem jogos antigos. Pode-se tanto instalá-los em "dual boot" (cada sistema num HD próprio ou partição de um mesmo HD. Se for MESMO fazer isso, lembre de instalar o Windows mais velho primeiro...) ou usar-se de máquinas virtuais (como o Microsoft Virtual Machine 2004) para tanto. É mais uma questão de não tentar torrar a cabeça com as gambiarras requeridas por determinados jogos pra funcionarem em Windows recentes do que qualquer outra coisa...

Mas, se forem REALMENTE a este extremo, prefiram as máquinas virtuais. Principalmente se você tem um hardware possante (E, obviamente, sem nenhum suporte aos windows de museu). Pessoas com PCs mais modestos ou com menos de 512 de RAM devem preferir um dual-boot com o windows 98, posto que máquinas virtuais possuem alto consumo da memória...

OMAKE #1: Alternativas ao suporte a idiomas asiáticos

Tal como notificado tantas vezes até aqui, é preciso que o usuário tenha do windows 2000 pra cima no PC, além do CD de instalação do Windows instalado na máquina. O problema é que este também é o calcanhar de Aquiles do guia, já que os Windows 2k/XP/2k3 são mais comuns em máquinas do que o Vista, e ainda existe uma grande gama de usuários que não possui o CD de instalação do windows. Isso, incluindo os usuários que também não querem se dar ao trabalho de arrumar o CD

Só pra não dizer que não existe salvação pra estes usuários mais (in)cômodos, existe uma aplicação que serve como um "hack do desktop" e que habilita tais windows tanto a lerem quanto a exibirem caracteres asiáticos em editores de texto e em programas. Respectivamente, NJStar Communicator e NJWin CJK Viewer.

Os programas da NJStar são trial (30 dias) e funcionam dos windows 95 ao Vista (Incluindo o Server 2003 e Windows NT). E, devido as características destes aplicativos, o uso de suporte a idiomas asiáticos, AppLocale e demais ladainhas se torna desnecessário...

Mas não vá achando que este "pack miraculoso" salvará a sua vida: De começo, é um programa pago (depois de 30 dias, só pagando...), e não existem alternativos (nem freeware, nem opensorce, e aparentemente nem pirateados) para o mesmo. Logo, pense duas vezes antes de instalar esta beleza.
E, já que o programa instala um menu perto do ícone do relógio mostrando como o seu windows ficará "setado" (Se normal ou em japonês, chinês ou coreano), não há o que explicar a respeito do funcionamento do mesmo...

0 comentários:

Postar um comentário